Família é uma instituição formada por Deus e por Ele protegida desde a antiguidade. Assim pensam aqueles que nele acreditam, devendo ser preservada e estimulada a sua permanência na forma primitivamente concebida.
No decorrer dos séculos, muitas forças têm se levantado contra esse núcleo social, procurando desestabilizá-lo, fragmentá-lo e alterar a sua composição. Mas, seus defensores têm trabalhado para deter a influência perniciosa daqueles querem destruir os valores da família tradicional. A pós-modernidade materialista e hedonista busca o fácil em detrimento do sólido; simples incompreensões relacionais têm desfeito matrimônios, em prejuízo dos filhos; a violência tem ceifado vidas e causado prejuízos irreparáveis; o aborto voluntário tem privado da vida um grande número de pessoas... Esses e diversos outros motivos contribuem para que muitos sejam levados ao sofrimento quando as famílias perdem sua estrutura.
Preocupados com a gravidade da situação, inclusive com as modernas formas alternativas de composição familiar, ameaçando de desagregação esse corpo social, representantes de diversos segmentos da sociedade Gonçalense resolveram promover, no dia 05 de dezembro de 2009, no Centro de São Gonçalo, uma CAMINHADA PELA FAMÍLIA, convidando todos à reflexão e à busca de mecanismos que impeçam os ataques de grupos que pregam a sua obsolescência.
Assim, manifestam, neste ato inter-religioso, não confessional e não político partidário, a profissão de fé nos valores tradicionais da família, conclamando todos à ampla discussão do modo de reagir e à adoção de práticas que efetivamente conduzam a sociedade a uma felicidade autêntica e duradoura.
A Coordenação